Preparação soluções
Físico-Química A – 10º ano
Actividade laboratorial nº 2: “Preparação de soluções”
Melgaço, 19 de fevereiro de 2012
Objetivo
Com esta atividade prático-laboratorial pretendemos preparar duas soluções com concentrações conhecidas a partir de dois solutos sólidos: dicromato de potássio (K2 Cr2O7) – substância primária – e tiossulfato de sódio (Na2S2O3·5H2O) – substância não-primária.
Previamente devemos selecionar o material adequado à preparação da solução, pesquisar sobre os cuidados de segurança a ter no manuseamento dos reagentes e dos materiais e aplicar o conceito de concentração de uma solução.
Com vista à preparação da solução indicada pelo professor e com base no valor do volume e concentração da mesma, determina-se o número de moles. De seguida, e através da expressão n = mM calcula-se a massa do soluto necessária para dissolver num determinado volume de água. Tais procedimentos serão realizados na preparação da solução da substância não-primária. De seguida, preparemos duas novas soluções diluídas com fatores de diluição iguais a 5 e 2.
Introdução teórica
Conceitos
Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanómetro (10 Angstrons). A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogéneo (a olho nu e ao microscópio), por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos.
É importante destacar que soluções gasosas são formadas apenas por solvente e soluto gasosos.
Tipos de soluções: solução líquida (exemplo: refrigerantes), solução sólida (exemplo: bronze = cobre + estanho) e solução gasosa (exemplo: ar atmosférico).
Para que se possa medir rigorosamente a quantidade de uma substância sólida, é necessário que essa quantidade satisfaça as seguintes condições: poder obter-se em estado quimicamente puro, isto é, não conter impurezas em quantidades tais que possam influenciar a precisão da análise (a