Preocupações iniciais de estatística
- Preocupações iniciais da estatística
• População e Amostra (todo e parte): A partir dos dados de uma amostra específica para um estudo “x” daquela população, dá-se para tirar conclusões relativas à população – Estatística indutiva ou Inferência estatística
• Censo (ou recenseamento) e Sondagem: Censo – Estudo científico de um universo de pessoas, instituições ou objetos físicos gerando um juízo quantitativo das características importantes.
• Análise representação e redução de dados; Sondagem – Estudo científico da população através da amostra para estudar como tal característica se apresenta na população.
Estatística foi a necessidade de organizar e trabalhar toda informação recolhida, resumindo e facilitando a compreensão dela, organização em tabelas, gráficos e medidas. – Estatística descritiva ou exploratória de dados. Tudo são possibilidades, não existe exatidão (2+2 não são 4, pode ser 4).
• Variáveis: Características de algo. Ex: Cores de cabelo diferentes em cada um são variáveis.
- Variáveis qualitativas: Aquelas que indicam qualidade categorias ou características, não medidas, mas classificada em várias modalidades.
- Variáveis quantitativas: Informação resultante de características que podem ser medidas. Tem diferentes intensidades: Discreta (que só assume valor inteiro) ou Contínua (qualquer número real)
- Organização e interpretação de dados
Tabela de freqüência para dados qualitativos ou quantitativos discretos:
*Sempre necessário a fonte de onde tirou as informações ao pé da tabela.
*Tabela sempre limpa, sem excesso de informações.
*Frequência relativa é desnecessária na tabela, e o símbolo % pode entrar só no nome da coluna, se colocar em todos os números, suja a tabela e chama atenção.
• Frequência Absoluta: É o resultado da contagem simples. Resultado em números de algo que foi pontuado com pauzinhos ou pontinho, como quiser. Esse tipo de contagem não entra na tabela (a anterior foi