Matemática e educação ambiental
Matemática e Educação Ambiental
O desejo de envolver jovens a tratarem das preocupações ambientais e dos problemas de aprendizagem em Matemática levou à criação do projeto Matemática e meio ambiente. Foi uma maneira de enfocar esses assuntos de forma contextualizada e atualizada, relacionando o meio ambiente aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
A Lei nº 9.795, que dispõe sobre a educação ambiental, em seus capítulos I e II, institui que, como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental. As instituições educativas ficam incumbidas de promovê-la de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem. Ações de estudos, pesquisas e experimentações deverão se voltar para o desenvolvimento de instrumentos e metodologias, visando à participação dos interessados na formulação e na execução de pesquisas relacionadas à problemática ambiental. Iniciamos o projeto com base nesse recorte da lei e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, que apontam como um dos objetivos do Ensino Fundamental saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Resultados a serem atingidos
• Criação de cartões para o dia das mães com papel reciclado, feito por esse grupo.
• Peça teatral Meio ambiente, reciclagem e matemática, que retrata uma gincana cultural em uma escola, com questionamentos sobre rios e córregos da cidade; reciclagem e a coleta seletiva do lixo seco e porcentagem de cada tipo de lixo em relação ao todo coletado.
• Filme Romance, ecologia e matemática, que trata de uma história em uma sala de aula. Nela são apresentados dados e informações sobre o lixo doméstico. O docente explica proporção e a sua propriedade fundamental.
• Filme Jornal da ecologia: os repórteres entrevistam o dono de um bar situado à beira do Rio Jaguari, que fala sobre o valor desse rio, da preservação do meio ambiente e da importância de não