Preocupações dos jovens universitários
O objectivo deste trabalho no âmbito da cadeira de Análise Estatística I consiste na selecção de uma amostra, construção de base de dados e análise descritiva e exploratória da informação recolhida mediante métodos numéricos (medidas de resumo) e métodos gráficos.
O nosso estudo é sobre as preocupações dos jovens universitários que frequentam a turma 3 do 1º ano do Mestrado Integrado em Psicologia no Instituto Superior de Aplicada (ISPA). Tem como objectivo saber quais são as principais preocupações dos estudantes que acabaram de ingressar no ensino superior e se essas preocupações diferem em função do sexo, idade ou estatuto escolar (trabalhador estudante ou só estudante).
Métodos
Caracterização da população
A população alvo é constituída por alunos da turma 3 do 1ºano do Mestrado Integrado em Psicologia (N=56) do ISPA. É composta por sujeitos do sexo masculino e feminino com idades compreendidas entre os 17 e os 43 anos de idade, sendo que a etnia não foi levada em consideração pois não influenciava o objectivo do nosso estudo.
Caracterização da amostra
A amostra é constituída por 30 indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos de idade.
Caracterização do método
Para realizar este estudo, optámos por utilizar o método de amostragem aleatório simples.
Escolhemos este método porque, observámos que os alunos nunca compareciam na totalidade às aulas desta unidade curricular. Achamos por isso, que a melhor solução seria optar por numa aula de Análise Estatística I distribuir os questionários (ver em anexo) pelos alunos presentes e assumir esses como a nossa amostra. Depois de preenchidos, foram-nos devolvidos nessa mesma aula.
Na posse dos 30 questionários devidamente preenchidos procedeu-se à realização da base de dados elaborada e tratada em SPSS.
Tabela 1: Variáveis analisadas para a realização do estudo
Variável Tipo de variável Categorias
Idade Razão __________________
Sexo Nominal