PRENSAS HIDR ULICAS
Prensas hidráulicas são equipamentos utilizados em diversos setores da Mecânica, desde a Mecânica automotiva até a industrial que em alguns casos necessitam de máquinas de grande porte. Essas prensas utilizam grandes forças Mecânicas para esmagar ou efetuar montagens de componentes com interferência. Para se conhecer bem o principio de funcionamento dessas prensas basta entender a lei de PASCAL, lei que relaciona pressão força e área.
Esses equipamentos têm como principais componentes, bombas hidráulicas de deslocamento positivo, cilindros hidráulicos, válvulas e os fluídos, estes necessitam de características como, pouca compressibilidade e lubrificação, características relacionadas à sua viscosidade, estes fluidos definem vários fatores para que os equipamentos hidráulicos trabalhem melhor e tenham uma vida útil maior. Esses fluidos são bombeados de uma unidade hidráulica (reservatório) para válvulas e cilindros através de tubos e mangueiras de alta e média pressão dando uma grande importância definindo velocidade e deslocamento dos fluidos e consequentemente a vazão.
Como citado anteriormente, prensas hidráulicas sempre tem como características forças mecânicas, essas forças dão-se através de cilindros hidráulicos que se deslocam com grandes ou pequenas velocidades e ajuste das pressões e forças que atendam as necessidades, mas como na maioria das prensas as bombas hidráulicas são de vazão constante, e trabalham com pressão limitada por válvulas limitadoras de pressão, verifica-se que à velocidade de deslocamento desses cilindros que fazem a conversão de pressão hidráulica em força mecânica é contraria a força, explica-se esse processo devido à vazão constante das bombas hidráulicas de deslocamento positivo como a relação de pascal explica quando, P=F/A, e que a velocidade de deslocamento dos cilindros esta relacionada com a área a ser preenchida. Sendo a pressão também constante observa-se que maior a área desses cilindros menor a