Trabalho Prensa Hidr Ulica C
CLEIDE BARRETO DE AZEVEDO
GABRIELA CASSOLA
JULIA GAMA LUKAS
MARIANNE ZAMPIERI
MÁQUINAS E ACIONAMENTOS
PROJETO PRENSA HIDRÁULICA
Campinas
2014
BRUNO ROBERTO DOS SANTOS R.A. 004201200053
CLEIDE BARRETO DE AZEVEDO R.A. 004201200247
GABRIELA CASSOLA R.A. 004201200506
JULIA GAMA LUKAS R.A. 004201200499
MARIANNE ZAMPIERI R.A. 004201200244
MÁQUINAS E ACIONAMENTOS
PROJETO PRENSA HIDRÁULICA
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de máquinas e acionamentos elétricos do Curso de Engenharia de Produção 6º Semestre da Universidade São Francisco, sob orientação do Prof. Francisco Henriques, como requisito parcial para obtenção de média bimestral.
Campinas
2014
Introdução
Ao longo da história a hidráulica tem demonstrado todo o seu potencial e tem ganho espaço na indústria como um meio de transmissão de energia, nos mais variados ramos do mercado. A Hidráulica já se encontra introduzida em todos os setores do mercado nacional e internacional. Para que possamos compreender as bases do nosso trabalho, comecemos por entender o termo Hidráulica. Este termo tem como origem a palavra grega Hidro, que tem como definição água, por isto percebe-se que a Hidráulica agrupa tudo o que é relativo à água ou outro fluido, ou seja, é a ciência que estuda o comportamento dos fluidos sobpressão.
Blaise Pascal (1623-1662) foi um físico, filósofo e matemático francês. Como físico, em um de seus estudos, esclareceu o princípio barométrico, a prensa hidráulica e a transmissibilidade das pressões.
O princípio físico que se emprega aos elevadores hidráulicos de postos de combustíveis e aos freios hidráulicos foi descoberto por Pascal. O enunciado do princípio de Pascal diz que: O acréscimo depressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.
Uma aplicação simples deste princípio é a prensa hidráulica. A prensa é um dispositivo com dois vasos comunicantes, que possui dois êmbolos de