Prenda-me se for capaz
Marilena Chauí. In “O Que é Ideologia” Brasiliense. SP.
• A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes a partir da esfera da produção. Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças como as de classes e fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado.
Em um ensaio intitulado “A gênese da ideologia na sociedade moderna”, o filósofo francês Claude Lefort observa que houve uma mudança no modo de operação da ideologia, desde meados do século XX.
De fato, escreve ele, a ideologia burguesa era um pensamento e um discurso de caráter legislador, ético e pedagógico, que definia para toda a sociedade o verdadeiro e o falso. Punha ordem no mundo, afirmando o valor positivo e universal de algumas instituições como a família, a pátria, a empresa, a escola e o Estado.
No entanto, a partir, sobretudo, dos anos 30 do século XX, houve uma mudança no processo social do trabalho. O trabalho industrial passou a ser organizado segundo um padrão conhecido como fordismo.
Quais as principais características da Organização?
1. as afirmações de que “organizar” é administrar, e que administrar é introduzir racionalidade nas relações