Prejuizos que o olhar evolucionista criou na visão dos Europeus
É vivida em uma época onde a força maior está no homem branco, que por sua vez tem domínio sobre a sociedade, mediante a essa época destacaremos três temas que simbolizam esse marco histórico, tais como: Evolucionismo Social, Darwinismo Social, Missão Civilizatória e Fardo do homem branco.
O Evolucionismo Social foi abordado à diversidade religiosa dos negros e mestiços, qualificando-a como inferior e contaminadora da população branca.
O monoteísmo, característico do europeu, socialmente mais evoluído, entrava em conflito com o feitiço dos Africanos e com a astrolatria dos indígenas.
Foi desenvolvido também um sistema que diferenciava os mestiços habitantes das zonas rurais dos mestiços residentes no litoral. Aos primeiros qualificou o como guerreiros e incultos, já o segundo apesar de viver em ambiente mais intelectual, também foram considerados como inferiores.
A Missão Civilizadora foi um pretexto para os povos brancos, norte americanos ou europeus, expandirem suas terras. Com base nessa teoria que defendia que, através da colonização pela qual levariam aos colonizados sua religião, civilização, conhecimentos e costumes, estes povos brancos que se consideravam superiores aos demais existentes no planeta graças ao seu tom de pele e ainda à cultura, empreenderam uma série de conquistas que deram aos