Pregão
Pode-se concluir, assim, que tanto a TIR quanto o VPL são os melhores métodos de analise de investimentos, tecnicamente sólidos e consistentes, diferentemente do payback, que apresenta serias falhas técnicas. Apesar de a TIR não ser tecnicamente inferior ao VPL, seu calculo é bastante mais complexo e trabalhoso, fazendo, muitas vezes, com que o VPL seja o método mais recomendado, já que é tecnicamente muito superior ao payback e de calculo menos complexo que a TIR.
Pelo modo VPL o projeto deve ser aceito porque seu resultado é maior que zero, sendo assim, a empresa obterá um retorno maior do que o esperado e maior do que seu custo de capital. Pelo modo TIR o projeto também deve ser aceito por seu resultado ser maior do que a TMA, dessa forma a empresa se garante estar recebendo pelo menos, sua taxa requerida de retorno. Pelo modo Payback o retorno de seu investimento será de três anos, ou seja, quanto menor for o tempo esperado de retorno, menor é a exposição da empresa aos riscos.
O projeto com uma variação de TMA de até 28% será aceitável, a partir daí já não há mais viabilidade, pois o VPL se torna negativo, indicando que não é mais viável a aceitação do projeto. Dessa forma, quando a TMA chegar a 29 % em diante, não é recomendado aceitar o projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- SIMÕES, Katia; TAUHATA, Sérgio; GOTARDELLO FILHO, Wilson. 50 Ideias de Negócios. Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Disponível em:. Acesso em: 29 set. 2012.
-Modelos de Negócios na Internet. Disponível em:. Acesso em: 29 set. 2012.
- NUNES, Flávia Furlan. Oportunidades de Negócios: Novo negócio: saiba em qual ramo investir em 2007. Disponível em:. Acesso em: 29 set. 2012
- Blog do Empreendedor. Diversos textos, a escolha do grupo. Disponíveis em:. Acesso em: 29 set. 2012.
- Obter uma planilha-modelo disponível em:. Acesso em: 8 out. 2012.
- BRASIL. Banco Central. Histórico das Taxas de Juros. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2012. E -.