Preconceito
O preconceito sempre esteve presente na história da humanidade. Sua base constitui-se pelo medo ou receio das diferentes situações do seu dia-a-dia, além disso, o preconceito resulta da desinformação.
Desse pensamento surge a discriminação, que é o preconceituoso de agredir um indivíduo.
A importância da divulgação desse assunto deve-se a fato de muitos praticarem involuntariamente ações preconceituosas e discriminativas.
O preconceito na escola é mais corriqueiro e próximo da nossa realidade, por ser praticado por jovens que não tem a noção das consequências.
Os dados levados para esse trabalho são resultados de questionários feitos em escolas da região.
Preconceito
Preconceito é uma postura ou ideia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.
O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história.
Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que "transgredia" toda a lei e costumes da época. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada