Preconceito
[pic]
Preconceito
O preconceito para quem não sabe ao certo o significado da palavra, nada mais é que um juízo preconcebido, ou melhor, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas ou até mesmo lugares e tradições. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito é a social, racial e sexual.
O preconceito leva a pessoa a discriminar outras que sejam classificadas como diferentes pela sociedade, como por exemplos, pobres, homossexuais, doentes mentais, idosos e principalmente os negros.
Ainda infelizmente existe o preconceito no Brasil, sendo que já se tornou uma coisa comum, pois se analisarmos um pouco, percebemos que somos preconceituosos, sendo que as atitudes preconceituosas podem ter inúmeras causas.
Devemos nos conscientizar, pois estas pessoas diferentes são também seres humanos, não importa a orientação sexual, cor de pele, hábitos, enfim, somos todos seres humanos, sendo que cada um possui uma maneira de pensar e agir, no entanto, ninguém muda sua opinião pelos outros.
Discriminação
Significa “fazer uma distinção”. Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a atividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista.
Tipos de preconceitos:
Racial, ou Racismo:
O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré