Evolução dos meios de comunicação
A escrita se desenvolveu de forma independente em várias regiões do planeta, incluindo a Mesopotâmia, a China, Egito e América Central.
Os sistemas de escrita evoluíram de forma autônoma e não sofreram influências mútuas, ao menos em seus primórdios. Possivelmente, as escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos.
Em geral, ao longo da história e, principalmente nos seus primórdios, a escrita e a sua interpretação ficavam restritas às camadas sociais dominantes: aos sacerdotes e à nobreza.
Rádio
A inauguração oficial do rádio no Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1922. Apenas no início da década de 1930 o rádio se tornou um veículo mais popular.
O rádio foi importante para a distribuição de informação e notícias, pois diferente dos jornais e livros, não era necessária a alfabetização para compreender o conteúdo. Nota-se que, na época, o número de analfabetos no Brasil era muito maior do que nos dias de hoje.
TV
A televisão no Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi em São Paulo.
A TV uniu o modo de comunicação visual (até então presente em livros, jornais e etc.) e o modo de comunicação sonoro, que ficava por conta do rádio. Assim, a distribuição de informação e entretenimento ficou ainda mais fácil e popular.
PC/Internet
A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria, na década de 60. Nos dias de hoje, a internet é o meio mais rápido, completo e popular de comunicação. Ela possibilita uma conexão entre usuários de todo o mundo, e por isso, a troca de informação é imensa. A internet é uma fonte de informação, entretenimento, e principalmente, um meio de comunicação imediata, o que a coloca como a mais revolucionária invenção da comunicação em massa desde a própria