A evolução dos meios de comunicação
O homem sempre teve a necessidade de se comunicar. No início da humanidade a comunicação entre as pessoas era feita por sons através dos quais começaram a designar objetos que foram se desenvolvendo de modo a exprimir ideias e assim teria nascido a linguagem ou expressão através das palavras.
Os meios de comunicação têm se evoluído tão rápido quanto a velocidade das informações, atingindo grande número de pessoas. Daí surge a expressão “meios de comunicação de massa”
O Correio é um meio de comunicação que começou ainda no Antigo Egito, por permitir aos Faraós o envio de cartas ou documentos por toda a extensão do seu Império. Essas cartas eram expedidas pelos seus mensageiros que realizavam diariamente dezenas de quilômetros, para permitir a entrega ao destinatário sem muita demora.
O telégrafo foi o primeiro aparelho que permitiu a comunicação à distância através de fios e da eletricidade. Esse aparelho foi inventado, em 1837, pelo norte-americano Samuel Morse. Em 1844, Ele transmitiu a primeira mensagem telegráfica pública e demonstrou como o telégrafo era capaz de enviar sinais rapidamente a grandes distâncias.
Na segunda metade do século XIX surgiu o telefone, um meio de comunicação por sons que veio revolucionar o modo de se comunicar, pois permitia que duas pessoas se comunicassem entre si, oralmente, a grandes distâncias. Esta importante invenção, surgia numa altura em que as comunicações à distância estavam em franco progresso com o aparecimento do telégrafo.
O telefone difundiu-se rapidamente por todo o mundo. Cientistas e técnicos como Hughes e Edison, este último inventor do microfone e muitos outros aparelhos, o aperfeiçoaram. A partir de então, o telefone tornou-se um indispensável companheiro em nossa vida diária.
A invenção do telefone móvel, que hoje chamamos de celular facilitou e melhorou muito a nossa vida. A partir de então , foi criado o jornal trazendo artigos de opiniões e noticias, mas sendo um pouco ofuscado