Revolução industrial
A produção de bens deixa de ser artesanal e passa a ser mecanizada, ou seja, com a utilização de máquinas movidas pelo vapor e posteriormente pela energia do carvão e elétrica.
Com a Revolução Industrial o volume de produção aumenta extraordinariamente. As populações têm acesso aos bens, pois os preços ficam acessíveis.
Uma das consequências da Revolução Industrial é o rápido crescimento econômico. Antes dela o progresso econômico era sempre lento (levavam séculos para que a renda per capita aumentasse sensivelmente),e depois a renda per capita e a população começaram a crescer de forma acelerada nunca antes vista na história da humanidade. Por exemplo, entre 1500 e 1780 a população da Inglaterra aumentou de 3.5 milhões para 8.5, já entre 1780 e 1880 ela saltou para 36 milhões, devido à drástica redução da mortalidade infantil.
2.
3.estados unidos- nova york, frança- Paris, Itália- Roma, Japão- Tókio, China- Pequim
4. Maquinofatura – É o estágio atual, iniciado com a Revolução Industrial. Podendo ser caracterizado pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia modernas (carvão mineral, petróleo, etc.), produção em larga escala, grande divisão e especialização do trabalho. (1750 até hoje).
5. A China dispõe atualmente de um parque fabril muito diversificado, e grandes corporações estão se constituindo no país. Em 2002, já havia 11 empresas entre as 500 maiores do mundo. No entanto, a produção industrial tem apresentado um crescimento bastante desigual, tanto em termos territoriais quanto setoriais. As Zonas Econômicas Especiais e as Cidades Abertas crescem rapidamente, acentuando os desequilíbrios