Evolução dos meios de comunicação
Digital e Analogico
E.E Professor Antonio Lapate Netto
Nome: Monise Cerqueira Brito n° 28
Série: 3°C
Professora: Carla
Matéria: Física
Ensino Médio
Novembro
2011
Evolução dos meios de Comunicação
O homem sempre teve necessidade de comunicar. No início da humanidade a comunicação entre as pessoas era feita por sons através dos quais se começaram a designar objectos e que se foram desenvolvendo de modo a exprimir ideias e assim terá nascido a linguagem ou expressão através de palavras. No ano de 3500 AC, o povo Sumério que habitava a região da Mesopotâmia, inventou a escrita. Esta forma de comunicar, a escrita, tem sido ao longo dos séculos, talvez a mais poderosa e eficaz tecnologia de comunicação, que chegou até aos nossos dias e que perdurará enquanto houver vida humana na Terra. Seja para comunicar directamente através de mensagens escritas em papel, ou através de meios em que a mensagem escrita é propagada universalmente, como é o caso destas modestas linhas que estou a escrever e que poderão ser lidas por milhares de pessoas em todo o mundo. (peço desculpa pelo exagero) Neste caso, a Internet, transforma-se num importante meio de comunicação de massa, mas, no fundo, é apenas o veículo de transmissão da mensagem ou o canal, que utiliza a velhinha escrita para a comunicação entre pessoas.
Meios de Comunicação Analógicos e Digitais
Uma característica fundamental dos meios digitais de comunicação é que eles permitem que dados, além de serem transmitidos e captados (como também ocorre nos meios analógicos), possam ser transformados (manipulados) e armazenados sobre um suporte físico mutável. Por exemplo, um livro ou uma música podem ser escritos (ou modulados) sobre cerâmica, papel, plástico, ondas de rádio, campos magnéticos, etc.
Estes dados armazenados fisicamente na forma de tinta, marcações, vibrações, etc., são interpretados de forma simbólica pelos parceiros da comunicação (emissores e