Evolução dos Meios de Comunicação
Evolução dos Meios de Comunicação
Comunicação = Deriva do latim communicare que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar". A comunicação pressupõe que algo passe do individual ao coletivo, embora não se esgote nesta noção, uma vez que é possível a um ser humano comunicar-se consigo mesmo.
O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento. No início da humanidade a comunicação entre as pessoas era feita por sons. No ano de 3500 AC, o povo Sumério que habitava a região da Mesopotâmia, inventou a escrita. Esta forma de comunicar-se tem sido ao longo dos séculos a mais poderosa e eficaz tecnologia de comunicação que chegou até os dias atuais.
Divisões das evoluções do homem e do seu meio de comunicação:
500.000 A.C. a 18.000 A.C - Foi quando o homem começa a dominar a natureza, fabricar utensílios, usar trajes para se proteger do frio, usar o fogo e, dentre outras coisas, desenvolver a linguagem para se comunicar. Nesse processo, inicia-se o que hoje conhecemos como pinturas rupestres, ou seja, desenhos feitos em cavernas ou pedras para conseguir expressar-se.
18.000 A.C a 5.000 A.C - O homem passou a viver em grupos maiores, as habitações passaram de cavernas à casas construídas por ele próprio, os trajes eram feitos por tear, e a comunicação passou a ser expressa através da técnica de gravar o cotidiano em ossos, pedras e madeiras, assim como apareceu a modelagem em argila.
5.000 A.C a 4.000 A.C - O homem começou a utilizar cobre, ferro e bronze no seu dia a dia, as civilizações viram centros urbanos e o homem descobre a importância de se desenvolver perto de rios. Os seus meios de locomoção também se desenvolvem, porém os meios de comunicação continuam os mesmos.
Por volta de 4.000 A.C - Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita