Preconceito
Sabe-se que o prefixo PRE indica antecedência, ou seja, algo que vem antes.
CONCEITO é algo concebido, síntese de uma idéia, juízo que se faz de algo. Preconceito então é conceito ou opinião formada antecipadamente. Daí já se percebe o perigo em sua adoção, como é possível ter-se um juízo correto sobre algo que o sucede, como se pode ter em mente um conceito antes de conhecê-lo em profundidade.
Considera-se ajuizado, algo que foi submetido ao conhecimento do juiz, ou então, pessoa sensata, prudente, ponderada. Se ajuizado é algo que foi apreciado, julgado e avaliado, como alguém pode classificar algo que ainda não conhece?
Observa-se, a partir de sua acepção, que o seu uso tende a indicar uma atitude discriminatória, pois parte de uma ideia superficial, afinal, a ideia não foi submetida a uma apreciação cuidadosa.
Diante disto, poder-se-ia considerar ignorante todo aquele que exerce preconceito, já que ignorante é aquele que ignora, desconhece. Geralmente, teme-se o que não se conhece, neste caso pode-se entender o medo como o causador do preconceito.
Para se “des-preconceituar” (no sentido de deixar de ter preconceito) é necessário observar, estudar, analisar, examinar detidamente todo e qualquer assunto. 21
Pessoas preconceituosas buscam encontrar em suas vítimas características que não lhe sejam comuns para justificar a sua atitude de alienação, assim, o que está fora dos seus padrões nomeia como anormal (foge do arquétipo), portanto, objeto de discriminação.
Os preconceitos mais comuns em sociedade são baseados na cor, sexo, religião, classe social e aparência física. Tudo que é diferente é discriminado. Parte-se da ideia que o que é diferente não merece respeito.
Viver em sociedade requer uma atitude positiva independente de qualquer diferença, porém atitude é ponto de vista, então a atitude do preconceituoso é negativa em relação ao elemento discriminado, acreditando-se ainda, ser coerente