Musical
Segundo a concepção moderna, um mito autêntico nada tem haver com uma religião, necessariamente. É uma tentativa de explicar alguma coisa existente na natureza. Como os relâmpagos e trovões serem atribuídos a Zeus, quendo este lança um raio. Entretanto, o próprio Zeus não é um fenômeno da natureza, vive em um mundo civilizado que tem o conceito de certo e errado.
O milagre da mitologia grega foi criar um mundo humanizado, com homens livres do temor paralisante de um desconhecido deus onipotente. Assim sendo, o irracional aterrador não tem lugar neste universo, onde a magia é quase inexistente. Há a supremacia do poder.
Herança Helênica
A civilização helênica influenciou grandemente várias culturas ocidentais através de sua filosofia, sensibilidade estética e forma de pensar. São essas afinidades que justificam o grande interesse do mundo ocidental por esta vasta cultura que perdura até os dias atuais.
A riqueza e a complexidade da mitologia grega advêm, também, da interação com outras religiões e culturas; notadamente a latina.
Os mitos e lendas gregos têm seus registros escritos por volta de 750 a. C., no tempo de Homero e Hesíodo. Alguns autores gregos posteriores, como Píndaro, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, continuaram escrevendo a respeito desses deuses antropomorfos.
Os romanos assimilaram de forma significativa mitos e lendas gregos, fundindo-os com os seus próprios. Atribuíram, então, a alguns de seus deuses e heróis nomes equivalentes aos gregos: Júpiter porZeus, Hércules por Héracles, por exemplo.
Mitos
Os limites entre o natural e o sobrenatural jamais foram traçados claramente pelos homens da Antigüidade. Os heróis