Preconceito racial
A escravidão foi um meio de se ter uma mão de obra barata, para a exploração de inicio do pau-brasil.
No mundo do trabalho, a escravidão fez com que o trabalho se tornasse uma atividade inferior dentro da sociedade da época. O trabalho braçal era visto como algo destinado ao negro. Mesmo grande parte da mão de obra sendo empregada em atividades que exigiam grande esforço físico, outras tarefas também eram desempenhadas pelos escravos. Os escravos domésticos trabalhavam nas casas enquanto os escravos de ganho administravam pequenos comércios, praticavam artesanato ou prestavam pequenos serviços para seus senhores.
Após a abolição da escravatura os escravos negros se viam livre do sofrimento, mas se deparavam com outro problema não havia trabalho ou se quer uma casa pra ir, nos seus trabalhos foram substituídos pelos os imigrantes europeus, “brancos” que traziam consigo uma grande carga de conhecimentos e avanços tecnológicos. Os negros que só sabiam trabalhar e não tinham estudo, se viam obrigados a se abrigarem na periferia.
Nos tempos atuais se tem uma grande melhora, mas é aparente a discriminação racial seja de um modo, “inocente”, com piadas, brincadeiras, a modos totalmente agressivos e bárbaros com grupos e seitas com suas teses absurdas. O preconceito racial na se atem apenas aos negros é muito mais abrangente que isso, vai contra os asiáticos, índios, e muito outros considerados indignos perante alguns outros.
É preciso que essas raças sejam vistas e tratadas como pessoas comuns e normais que são, e não como inferiores aos “brancos”. Esse é apenas o primeiro passo para à sociedade se tornar menos preconceituosa. E porque mesmo raça não existe apenas seres humanos