Preconceito Linguístico
Preconceito é uma ideia ou conceito preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos", e costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.
De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação.
O preconceito linguístico nada mais é do que um preconceito social que distingue e separa classes sociais, estigmatizando ou prestigiando falantes da língua portuguesa brasileira.
É importante sabermos alguns conceitos sobre a língua:
- O preconceito linguístico é uma forma de preconceito a determinadas variedades linguísticas.
- Para a linguística os chamados erros gramaticais não existem nas línguas naturais.
- A língua falada e língua escrita são coisas totalmente diferentes.
O preconceito linguístico no Brasil se dá mais em relação a pessoas das zonas rurais, às pessoas mais pobres, e aos diferentes sotaques apresentados no país.
A mídia e os principais meios de comunicação (televisão, rádio e internet) deveriam combater o preconceito linguístico, mas ao invés disso o reforçam, gozando e ironizando as variedades linguísticas diferentes da sua. Pelo fato da maior parte da mídia se concentrar na região sudeste, o preconceito linguístico é muito reforçado contra o sotaque nordestino, e contra as pessoas do interior.