Trabalho de Inovação e Liderança
Exercício II - Liderança e Inovação
Prof. José Arino Machado
Juliane Silveira dos Santos
1. Que aspectos da racionalidade são importantes e quais são os limites do uso da decisão baseada apenas na racionalidade?
Através da racionalidade é possível organizar ideias e dados a fim de identificar opções, riscos, estudar e levantar todas as possibilidades. É possível fazer previsões através de eventos ocorridos anteriormente, dados coletados na organização, estudar estratégias para solução de problemas já conhecidos e analisar possibilidades de eventos desconhecidos que possam vir a afetar o andamento da organização.
Através de mapeamento e estudos estatístico das possibilidades, pode ser feita uma visualização de possíveis cenários futuros.
A limitação encontrada é o fato da falta de conhecimento de informações, o que geraria dados e estatísticas incorretas. Muitas vezes, essa falta de informação pode ser gerada pela não compreensão de dados recebidos ou até mesmo pelo recebimento ou interpretação incorreta por parte de gestores e analistas.
Atualmente, devido a variabilidade dos acontecimentos organizacionais, a análise exclusivamente racional se torna uma prática limitada devido a temporalidade, a análise de dados concretos pode se tornar inviável devido a urgência na tomada de decisão.
2. Que aspectos da não racionalidade são importantes e quais são os limites do uso da decisão baseada apenas na não racionalidade?
O uso da não racionalidade é importante principalmente em casos, nos quais, seja imprescindível respostas imediatas para um situação inesperada. Quando não há tempo para coleta e análise de dados. Por ser fruto de memórias, aprendizado adquirido ao longo da vida, existe um embasamento teórico no momento de decidir. Dentro do inconsciente existe um armazenamento de conhecimento e experiências anteriores que ajudam no processo decisório. Como visto em aula, uma decisão “não racional” é tomada através de insights, porém esses