PRECISAMOS ATUALIZAR FREUD
Por Alexandre Alves
Freud, na verdade Sigmund Freud que na mais pura verdade chamava-se Sigismund Schlomo Freud, nasceu em 1856 na Morávia, hoje República Theca e foi o pai da psicanálise. Disso já sabemos que o grande Freud foi um dos homens que mais influenciou a humanidade.
Suas teorias realmente abalaram o mundo científico, pois criou uma nova maneira de entender a psique humana. Na verdade, ele demonstrou que o homem não era dono de si mesmo, que nós, seres humanos, tão ávidos por liberdade e donos de nossas ações, não sabíamos quase nada do que nos impulsionava e assim, não tínhamos todo o domínio de nossas ações.
Porém, alguns estudiosos hoje em dia, acham que como suas teorias foram escritas no século passado, muitas e muitas coisas se modificaram e que infelizmente o bisavô Freud, digo isso pois meu bisavô teria nascido nessa época, precisa ser atualizado. Os conceitos freudianos não seriam mais aplicáveis na grande sociedade moderna em que vivemos.
Como nós psicanalistas bisnetos de Freud, precisamos ouvir a todos que nos procuram e entender o que essas pessoas querem nos dizer, temos que ouvir esses estudiosos e quem sabe concordar com seus argumentos e descobrir que realmente Freud precisa ser atualizado.
Comecemos pelo assunto talvez mais emblemático, o inconsciente. Dizia Freud, que o homem não era apenas um ser racional mas sim um homem também influenciado por impulsos irracionais manifestos através do inconsciente. Talvez hoje, realmente o conceito de inconsciente tenha que ser atualizado. O ser humano evoluiu nesses quase 100 anos da teoria do inconsciente. Nós atualmente reconhecemos todos nossos atos, sabemos sua origem, controlamos e quando desejamos tirar de nós, a coisa é simples, num estalar de dedos, pronto, já se foi aquele pensamento que nos conduzia. Todas nossas lembranças são revividas quando desejamos. Lembramos-nos desde quando estávamos na barriga de nossa mãe! Vocês não se lembram?