hepatite a,b,c
A Hepatite A, também conhecida como Hepatite infecciosa, é uma doença aguda do fígado, causada pelo vírus da hepatite A (HAV), geralmente de curso benigno. É um vírus de RNA com capsídeo constituído pelo antígeno HAVAg, seu diâmetro é de cerca de 27 nm.
Transmissão:
A transmissão do vírus da hepatite A se dá através de água e alimentos contaminados, e do contato direto com a pessoa infectada. A manipulação por uma pessoa infectada ou a lavagem dos alimentos com água contaminada é um meio de transmissão do vírus. O consumo de frutos do mar crus ou mal cozidos também pode ser uma fonte de contágio, pois esses animais têm a capacidade de filtrar a água, e com isso acumulam uma grande quantidade de vírus em seu organismo. Pessoas saudáveis que convivem com pessoas infectadas devem tomar imunoglobulina, uma medicação prescrita pelo médico para prevenir a transmissão.
Sintomas e Diagnostico:
Os sintomas da hepatite A são: febre, mal-estar, fadiga, dores de cabeça, náuseas, dor abdominal e diarreias. Depois de alguns dias com a doença a pessoa pode apresentar icterícia (olhos e pele ficam amarelados), fezes de cor clara e urina de cor escura. inchaço do fígado e outros sinais de infecção viral. O diagnóstico confirmatório é por detecção indireta de anticorpos específicos anti-HAV do tipo IgM e IgG em exame de sangue.
Tratamento:
Nesta fase o paciente deverá não fazer muitos esforços, ter uma alimentação leve e saudável, hidratar-se e não consumir qualquer tipo de bebida que contenha álcool. O consumo de álcool durante a vigência da doença pode levar ao seu agravamento, tornando-a fulminante e potencialmente fatal.O consumo de alimentos diuréticos e que fortaleçam o sistema imune favorece a cura da doença e diminui o desconforto que ela provoca. Mas é preciso ter o cuidado de beber bastante água para manter o organismo hidratado. Ao consumir alimentos diuréticos eles farão uma limpeza no organismo facilitando o trabalho das células defesas do corpo.