Trabalho de biologia
Localidade: 3 Km do centro da cidade de Pelotas.
Área: 352 hectares inundados e 359 hectares de proteção.
Ano: Primeira etapa concluída em 1968, segunda etapa concluída em 1985
Capacidade: 40 milhões de litros por dia.
Profundidade da bacia: Em média, 3 a 4 metros
Volume de água estimado: 10 bilhoes de litros
- Departamento de tratamento: Divisão de Captação e Operação: Esta divisão compreende a captação de "amostras de água" e aterro, onde os pontos para a coleta foram escolhidos, a partir de análises preliminares nos afluentes da barragem, para a realização de reagentes para as análises. Sala pequena, onde se deve ter cuidado com a matéria prima.
Divisão de Laboratório e Pesquisa. Laboratório Hidrobiológico, microbiologia: Tem o objetivo de certificar que a água está isenta de microorganismos causadores de doenças e os resultados são parâmetros de qualidade de água, que permitem, então, avaliar possíveis riscos à saúde pública e aos ecossistemas aquáticos. Neste compartimento controla-se a entrada e saída de toxinas. As barragens aumentam as chances de ciano bactérias proliferarem-se pois a água está parada, no caso destas estarem presentes na água, é necessário a adição de carvão.
- Laboratório de análises físico químicas: As análises físico-químicas mais comunente utilizados no tratamento da água são:
.PH
.Determinação da concentração de cloro e flúor total
.Determinaçãp da concentração de metais
.Concentração de nitrogênio
.Sabor e odor
.Cor
.Determinação de oxigênio dissolvido
Monta-se cronogramas com os resultados obtidos, para as análies de; água, e esgoto bruto ou tratado.
SISTEMA DE