Precisa e Desvio Médio
A média representa o cálculo de uma tendência central, ela pode ser obtida dividindo-se a soma das observações pelo número de observações existentes. Por exemplo, nesta sequência numérica, 3; 7; 4; 6; 4; 3; 5, qual será a média?
• Primeiro é necessário somar todos os valores: 3 + 7 + 4 + 6 + 4 + 3 + 5 = 32.
• Como é uma sequência de sete números iremos dividir 32 por sete obtendo o resultado de 4,57, este valor é a média.
O cálculo da média é importante porque ela consegue condensar uma série de dados em um único número. Um problema que pode ocorrer, às vezes, é que a média perde a sua representatividade quando, entre os números, existem valores muito diferentes um dos outros, ou alguns valores diferentes e a maioria muito próxima.
Para verificar se isso ocorreu pode ser utilizada medidas de dispersão, ou seja, medidas que irão estimar a variação existente entre os valores e a média determinada. Um exemplo de medida de dispersão é o desvio-padrão, ele irá descrever a dispersão de medidas individuais ao redor da média.
Ao realizar uma análise química, muitas vezes é preciso realizar mais de uma vez a medida de uma mesma amostra, e para colocar o resultado final, calcula-se a média e o desvio-padrão. Outro exemplo, quando é esperado que um grupo de amostras apresente a mesma concentração de determinado composto; após a análise é calculada a média e o desvio-padrão, se o valor da média estiver dentro do esperado e o valor do desvio-padrão for pequeno, isto indica que as amostras estão de acordo com o esperado.
Em muitos casos os resultados experimentais são expressos da seguinte maneira 2,35 ± 0,05. O número 2,35 indica a média dos valores experimentais, isto é, ao realizar uma análise foram gerados vários valores experimentais que foram utilizados para o cálculo da média. E o número 0,05 indica o desvio-padrão que foi calculado utilizando os valores dos resultados e o valor da média. A partir deste número podemos