Engenharia
Em um laboratório, ao se realizar um experimento deseja-se que este resulte em um valor exato e preciso, para isso, é importante o conhecimento da incerteza das vidrarias para que se possa escolher qual a mais adequada a pratica que se deseja realizar, além do conhecimento sobre as técnicas de medição, para melhor interpretar os dados.
Desta forma, neste trabalho serão tratados sobre os conceitos de exatidão e precisão, incerteza e cálculo da mesma, além de algumas vidrarias, mostrando, através de cálculos, qual é mais precisa e exata.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Medidas
Segundo Feltre, 2005, “No campo da ciência, as medições são muito importantes. Medimos massa, volume, temperaturas e inúmeras outras grandezas.” Isso porque ela tem como princípio a experiência, pois utiliza dessa para comprovar ou negar suas teorias. Por isso, ao se realizar um experimento, não é cabível se basear em apenas uma medida, mas sim na média aritmética de várias, para se obter um resultado mais preciso.
2.2 Algarismos Significativos
Trata-se de números que representam um resultado. Composto pelos números corretos, mais o duvidoso. Analisando o valor 1516,32, por exemplo, os seis números são algarismos significativos, porém, os cinco primeiros são corretos, e o último é duvidoso.
2.3 Vidrarias
Nas práticas em laboratório, são constantemente utilizadas vidrarias no desenvolvimento dos experimentos. Todas essas estão sujeitas a erros, por isso é necessário conhecer a incerteza das mesmas para que se possa obter o resultado mais confiável possível, sendo preciso e exato.
Tais conceitos são de suma importância na química experimental, tem se:
• Precisão: Repetitividade do experimento nas mesmas condições, obtendo resultados próximos ou iguais;
• Exatidão: Aproximação ou igualdade do valor obtido ao valor padrão.
Desta forma, um resultado pode ser:
Preciso e exato: quando se obtém valores próximos nas repetições do experimento, e