detector de matal
O que é e para que serve?
É um levantamento dos pontos de risco de um determinado setor de uma empresa.
Identifica situações e locais potencialmente perigosos com o intuito de alertar os trabalhadores que venham a trabalhar no local.
-Serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa.
-Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa.
-Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.
Vantagem e desafios enfrentados?
Facilitar a administração da prevenção de acidentes e de doenças do trabalho;
Ganho da qualidade e produtividade;
Aumento de lucros diretamente;
Informar os riscos aos quais o trabalhador está exposto, cumprindo assim dispositivos legais.
Os maiores desfiam das empresas no mapeamento dos riscos ambientais, está na falta de capacidade, informação e subsídios técnicos para identificar, avaliar e controlar os riscos existentes dentro de seus processos produtivos. Os mapas de riscos devem ser refeitos a cada gestão da CIPA.
É de responsabilidade na CIPA elaborar os mapas com auxilio dos trabalhadores do local.
O Mapa de Risco foi criado através da Portaria n° 05 em 17/08/92 tratando da obrigatoriedade, por parte de todas as empresas, da "representação gráfica dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho", e faz parte da NR-09.
Elaborando um mapa de risco
1º) PASSO:
Conhecer os setores/seções da empresa: O que é e como produz. Para quem e quanto produz (direito de saber);
2º) PASSO:
Fazer o fluxograma (desenho de todos os setores da empresa e das etapas de produção);
3º) PASSO:
Listar todas as matérias-primas e os demais insumos (equipamentos, tipo de alimentação das máquinas etc.) envolvidos no processo produtivo.
4º)