Pre relatorio bioquimica, titulação e determinação de pka
FORMAÇÃO GERAL DA SAÚDE.
PROFESSORA: PATRÍCIA SILVESTRE LIMEIRA.
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA.
HORÁRIO: 2C5C.
PRÉ-RELATÓRIO 01
TITULAÇÃO E DETERMINAÇÃO DE pKa.
CARLA LUJAN PEREIRA VILLARROEL (uc14201149)
DAVI VIERA PEREIRA (uc14201055)
AIRTON BARBALHO RODRIGUES (uc14200856)
INTRODUÇÃO
Ácidos e bases
Podemos definir o ácido como toda substância que quando adicionada em um meio, aumenta a concentração de íons H+; e a base como qualquer substância que quando adicionada em um meio aumenta a concentração de OH-; Os ácidos e bases fortes têm maior facilidade na liberação de íons, isso ajuda para que a dissociação deles seja total, sendo assim, a reação só ocorre em um sentido; Já os ácidos e bases fracos, por terem dificuldade na liberação de íons, têm uma dissociação parcial, ou seja, quando você adicionar um acido ou uma base fraca em uma solução vai se ter uma fração associada e uma dissociada, isso faz com que a reação possa ocorrer em ambos os sentidos. Na forma ionizada do acido, observamos um ion H+ e uma base, que é denominada base conjugada, é uma base aceptora de prótons, que ao aceitar um próton torna possível que ocorra a reação inversa, formando assim novamente o acido; O mesmo é valido para a base fraca, que ao se dissociar parcialmente libera um íon OH- e um ácido. Em reações desse tipo o ácido e a base formados na dissociação formam um par ácido-base conjugados. (NELSON; COX, 2002)
Figura 01: exemplo de pares conjugados; como podemos ver, nesse caso, a água funciona como um ácido, doando um próton à molécula NH3 que funciona como base e na reação 44inversa observamos a molécula NH4+ como ácido e OH- como base. (http://quimica-dicas.blogspot.com.br/2010/06/teoria-de-bronsted-lowry-para-acidos-e.html)
pKa.
Para essas reações acidas e basicas podemos determinar uma constante de equilíbrio ou de dissociação, denominada constante