Relatorio de Bioquimica
PROFESSOR (A): PATRÍCIA SILVESTRE LIMEIRA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
6AB
PRÉ-RELATÓRIO n° 01
TITULAÇÃO E DETERMINAÇÃO DE pKa
A água é muito importante para a vida. Substâncias importantes para a célula estão dissolvidas ou suspensas em água. Sendo muito importante a sua reposição, a hidratação do corpo é muito importante, a desidratação mata mais que desnutrição. O corpo é hidratado através de liquido ingerido, alimentação e pelo metabolismo do próprio corpo. Perdemos água de duas formas, sensível (urina e fezes) e insensível (transpiração e respiração). Hiponatremia é uma intoxicação por água, ocasionando perda de eletrólitos. A água é uma molécula polar. Moléculas anfipáticas, que é insolúvel em água e são feitos de compostos que contêm tanto grupos polares como apolares, dispersam-se em água. Moléculas hidrofóbicas são apolares, se unem para excluir moléculas polares de água. Eletrólito substancia que se dissociam na água em um cátion e um ânion. Porque esses íons facilitam condutância de uma corrente elétrica.
No equilíbrio não há soluto não dissociado, sendo assim k’eq (constante física) não pode ser determinada para eletrólitos fortes. Os ácidos fortes dissociam totalmente, já os ácidos fracos ionizam pouco, possuindo estes menor capacidade de conduzir carga elétrica. Com o aumento da temperatura, aumenta a dissociação de um ácido.
De acordo com Bronsted ácidos são substancias capazes de doar prótons e base que são substancias capazes de receber prótons. No meio aquoso os ácidos fracos dissociados, juntos com a parte não dissociada, fazem parte de um equilíbrio químico, tendo por sua constante de equilíbrio:
Exemplo: HA (aq) + H2O(l) H3O+(aq) + A-(aq) Ka = [H3O+][A-]
[HA]
Tendo por sua constante de dissociação ou ionização Ka. Os ácidos-fracos possuem forças ácidas variadas.