Praticas pedagogicas midias
Porque software livre: Motivos econômicos Motivos tecnológicos Motivos filosófico-pedagógicos Texto para aprofundamento: capítulo 4 – “Mas, porque utilizar o software livre?”, da dissertação de mestrado de Anderson Fernandes de Alencar, intitulada “A pedagogia da migração do software proprietário para o livre: uma perspectiva freireana”. Link: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-150130/publico/DissertacaoAndersonAlencar.pdf.
Problematização nº 1: o que são tecnologias educacionais? Análise do conceito de tecnologia/técnica Análise do conceito de educação Síntese: qual a interação dos dois conceitos, na formação de uma concepção específica de utilização de recursos técnicos na educação? De que recursos técnicos voltados à educação estamos falando? Televisão? Rádio? Livros didáticos? Computadores (softwares educacionais, TDRs)? Quadro negro e giz?
Problematização nº 2: sendo o uso das tecnologias, nesse caso, para um fim específico (a educação), em que termos deve ser operada a apropriação dessas tecnologias? Instrumental e acrítica, onde as diferentes tecnologias são meramente “utilizadas”, não possuindo aqui conexão orgânica alguma com uma proposta pedagógica coerente, sistematizada e com objetivos educativos e sociopolíticos especificamente refletidos pela comunidade escolar? Criativa e crítica, onde as diferentes tecnologias são apropriadas enquanto artefatos mediadores dos processos de