: “Prática pedagógica e mídias digitais”
Aluna: Evanilda Pintor.
Atividade 4.3: “Prática Pedagógica e mídias digitais”
As mídias estão em toda parte, usá-las como aliadas na aprendizagem do aluno é de vital importância, pois o seu poder de atração, seria usado em prol da construção do conhecimento, assim o aluno teria condições de conhecer, analisar e utilizar essa linguagem tecnológica. O que vai caracterizar o melhor uso das mídias para a aprendizagem do aluno, despertando seu interesse e estimulando sua descoberta, vai ser o uso criativo que se faz desses recursos pelo professor, sua observação e proposta de construção de trabalho com esses recursos digitais. O professor para tal uso precisa ser também um desbravador de obstáculos para correr atrás do que na escola não é oferecido e quando é, não atende plenamente às exigências de construção do conhecimento pelo aluno.
As cores, a música, as formas e os movimentos são atrativos que levam à imaginação, aos sentimentos, remetem a percepções diversas que dependem do receptor da mensagem e suas associações. A mensagem transmite a leveza, a ruptura com o tradicional, é uma liberdade criativa que diverte e instrui ao mesmo tempo, percebe-se que o uso das mídias digitais é acessível à maioria ,esse poder acaba por fazer a interação entre as culturas, povos, promove o conhecimento do outro e seu modo de viver, relacionar-se com o meio físico e cultural, formas diversas de se expressar. Ao mesmo tempo que exclui e promove ideologias também pode ser um instrumento de libertação e superação das diversidades.
REFLEXÃO SOBRE AS MÍDIAS DIGITAIS
A equipe da escola apresenta resistência com relação à abordagem dos aspectos das TICs, há um distanciamento e pouco envolvimento, não é percebido como algo importante e auxiliar à aprendizagem, quando usados pela escola são percebidas de maneira superficial, sem problematizá-la. O profissional atuante nesta área acaba sendo percebido como coadjuvante no processo de ensino aprendizagem, sem