Praticas educativas
Bárbara Luiza Guimarães
4º semestre pedagogia
Brasília, julho de 2013
Bárbara Luiza Guimarães
Matrícula: 11/0109953
Pedagogia - 4º semestre – Sociologia da educação
Brasília, Julho de 2013
RODRIGUES, Alberto Tosi. Nome do capítulo 1, nome do capitulo2. In: Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, 5 – ed. p. 1-34.
O autor desta obra Alberto Tosi Rodrigues nasceu na cidade de Ibitinga, no estado de São Paulo, se formou em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara. Seu mestrado e doutorado foram feitos na UNICAMP na área da Ciência Política, trabalhou como professor na Universidade Federal do Espírito Santo. Publicou poucos livros na vida, apenas três, e alguns artigos. Aos 38 anos faleceu. Ele era um professor de ensino superior um tanto quanto diferente dos demais. Ele era um professor virtual, possuía uma página na internet onde discutia sobre sociologia e política na intenção de servir de aporte teórico para estudantes na área, na oportunidade ele aproveitava e tirava dúvidas ou dava sugestões a alunos que desejassem.
O objetivo do texto é discutir sobre educação na sociologia, ou seja, tratar da disciplina da sociologia da educação. O autor traz os conceitos de práticas educativas, técnicas educativas, valores e normas para apresentar o tema abordado. Alberto Tosi Rodrigues mostra que a educação na visão da sociologia é o elemento da vida social responsável pela organização da experiência dos indivíduos na vida cotidiana, pelo desenvolvimento de sua personalidade e pela garantia da sobrevivência e do funcionamento das próprias coletividades humanas.
O autor começa fazendo uma pergunta para o leitor: A sociedade faz o homem ou o homem faz a sociedade? No decorrer do capítulo I do texto, o autor explica essa fala, e dá o exemplo de um situação que vivenciou. Ele fala do professor virtual, que é o profissional que mantém um site na internet e recebe