Praticas de RH
a) as atribuições de cada cargo;
b) requisitos necessários para recrutamento e seleção;
c) processo de promoção;
d) o valor relativo de cada cargo;
e) faixas salariais. O objetivo principal desse plano é estabelecer uma política eficaz para ascensão profissional de seus colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano de carreiras com vistas a atingir os objetivos da empresa.
2. DESCRIÇÃO DE CARGOS e FUNÇÕES
2.1. Cargo
É uma composição de funções ou atividades equivalentes em relação às tarefas a serem desempenhadas, o qual é definido estrategicamente na busca da eficiência da organização. A análise de um cargo e sua descrição são formas de auxiliar na contratação dentro do perfil desejado pela empresa.
2.2. Função
A descrição de função divide-se em:
Descrição sumária – descreve de forma sucinta as principais atribuições do cargo;
Atribuições – descreve de forma detalhada, todas as atividades que o empregado realiza;
Requisitos básicos da função – define o mínimo indispensável de formação e conhecimentos para o exercício de cada função.
Geralmente, a cada dois anos, fica estabelecido que haverá uma revisão dos cargos e funções ou sempre que houver necessidade de ajustes, a fim de adequá-las às mudanças tecnológicas e de mercado.
3. ESTRUTURA DE CARGOS
A estrutura de cargos e carreiras da empresa está organizada em: grupo organizacional, classe e nível salarial.
Grupo organizacional – agrega cargos com o mesmo nível de escolaridade (superior, técnico e médio).
Classe – compreende o grau de complexidade e responsabilidade das atribuições, expressas por padrões hierarquizados dentro