praticas de filosofia
PRÁTICAS DE FILOSOFIA e ciências sociais
SEGMENTO: ALUNOS
PLANO DE AULA.
Apresentação
Esta atividade visa discutir a respeito da política, sua prática e entendimento, dentro do contexto escolar, junto aos alunos do 5º ano, desta unidade de ensino. Diante disso, significar vivências políticas; refletir sobre a sua influência na econômica; as relações de poder e autoridade que dela emana; e problematizar as contradições que aparecem em torno dos atores que a exercem.
Justificativa
A discussão acerca das práticas políticas justifica-se diante das evidências trazidas da parte do corpo docente desta Unidade de Ensino em torno da carência de entendimento, da parte de alunos, a respeito dos mecanismos e, instrumentos a que possam estar se apoderando para melhor exercer sua prática política. A não compreensão das funções e poderes de atores diretamente envolvidos na política como vereadores, prefeitos, deputados, etc, e que sistema de voto, praticados no Brasil, possibilita o acesso a essas funções acabam contribuindo para com a falta de interesse em estar discutindo assuntos em torno desta temática. Tais evidências apontam para a questão das perspectivas negadoras, da parte de alunos, de não se verem como atores de práticas políticas no dia-a-dia de suas vidas, bem como de sua participação direta nos rumos econômicos, sociais e educacionais de nossa nação.
É preciso propiciar a reflexão sobre essas problemáticas mostrando que a política constitui um universo e um sistema de relações e que cada indivíduo/cidadão reflita sobre suas possíveis contribuições para a melhoria das ações educacionais, sociais e econômicas de nosso município, Estado e País.
A prossimidade das eleições para prefeito, a realizar-se em todo território nacional, torna o diálogo e reflexão em torno desta temática assunto de primeira ordem na pauta de toda unidade de ensino que esteja engajada para com o exercício e desenvolvimento de práticas cidadãs junto a