UMA ANÁLISE REFLEXIVA NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE FILOSOFIA
Irismar Maria Compasso da Silva. Pós-Graduada Filosofia da História.
___________________________________________________________________
RESUMO
A situação desafiante vividas pelos os professores de filosofia no Brasil consiste numa problemática acerca das práticas destes profissionais da educação. E para transformar estas questões torna-se necessário uma análise reflexiva sobre as problemáticas existentes, na busca de perspectivas metodológica para o ensino da filosofia. Assim, o presente artigo pretende socializar algumas reflexões sobre a atuação dos professores de filosofia das escolas púbicas, partindo de observações que irão dá subsídios para análise comparativa entre concepção e prática dos docentes, enfocando propostas de diferentes aspectos do ensino de filosofia no contexto atual. A pesquisa foi desenvolvida através de métodos explicativos e bibliográficos sendo questionados professores e alunos. No estudo verificou-se que, os docentes do ensino de filosofia não são licenciados na area, demonstrado pelo pouco conhecimento a respeito das concepções, metodologia e prática para o ensino desta disciplina.
Palavras-chave: Ensino. Filosofia. Prática do Docente.
___________________________________________________________________
1. INTRODUÇÃO
A filosofia como disciplina emerge de atitude reflexiva do docente acerca de sua prática pedagógica, por ser uma especificidade da própria disciplina. Ensiná-la requer reflexão sobre ela, seus objetivos, e sua importância ao homem do mundo atual, exigem a superação dos limites impostos pela realidade, ao qual não cabe só dar conta da imersão do ser humano no mundo, mas também pensar todas as suas dimensões e realidade.
O problema pesquisado é analisar de que forma o professor de filosofia de escola pública desenvolve suas práticas em sala de aula. A pesquisa