Filosofia e práticas sociais
"Tudo virou pragmático, questão de interesse pessoal. Parece que, de repente, tudo é permitido: homicídio, roubo, desonestidade, esperteza. Há uma sensação de ausência e valores e normas éticas comuns. Nesse caso não haveria mais sociedade, apenas indivíduos que são regidos por suas próprias leis ou vontades." Olírio Plínio Colombo Pistas para filosofar lll A filosofia está presente no nosso cotidiano para nos ajudarmos a construir um mundo melhor, mais humano e ético. O papel dela é fazer com que todos reflitam e busquem sábias respostas para tudo o que acontece ao nosso redor.
As concepções filosóficas presentes na nossa atualidade, nos permitem várias concepções em torno do mundo, do homem e da sociedade e das relações sociais.Elas estão em presentes em nosso modo de viver, de buscar nossos ideais.
Acreditamos que somente através do exercício da dimensão ética, do compromisso, poderemos superar os desafios que sondam os nossos tempos históricos, como a intolerância, as guerras, as diversas formas de violência, o terrorismo, a exploração dos homens por outros homens, a falta de dignidade e o individualismo.
Quando falamos de dignidade não podemos nos esquecer de um grande problema que assola o nosso país a dificuldade de formação qualificada e, como consequência o aumento do desemprego e do subemprego.
Quantas pessoas e de maneira especial, quantos jovens, sabem da necessidade de uma boa formação, mas precisam abrir mão desse sonho, que é um direito seu como cidadão, para trabalhar e garantir a sua sobrevivência. Olhando por outro lado, quantos jovens que tiveram acesso a uma boa formação e quando, no exercício da profissão, agem com total falta de ética, num claro exemplo de egoísmo e individualismo.
Tudo isso