Filosofia e serviço social
O presente trabalho tem o objetivo compreender a importância da filosofia e sua relação com serviço social. Entenderemos que a atuação do assistente social se pauta em uma postura investigativa, de maneira a possibilitar o conhecimento, a reconstruir conceitos e refletir sobre seus métodos de atuação em sua pratica profissional. Não se esquecendo da essência da filosofia no desenvolvimento de ações que possibilitam uma visão global do profissional buscando com criatividade técnicas para solucionar problemas e dificuldades, enxergando as situações cotidianas do modo que as tire do comum. Tornando o profissional mais atento a certas determinações conceituais e compreendendo melhor a questão social.
Para entendermos a relação existente entre a filosofia e o serviço social, temos que primeiramente compreender os aspectos que envolvem a pratica da filosofia.
A palavra filosofia vem do grego; philos (que ama) sofhia (sabedoria). Significa portanto, amizade pela sabedoria e amor e respeito pelo saber.
Filosofia é a mãe de todas as ciências, seu principal interesse é o homem. É uma ciência que estimula o pensamento, a duvida, procura explicações e sentidos. Abre um leque para possibilidade de melhora. Busca uma forma de entendimento da realidade que coloque nas mãos do individuo uma orientação, um direcionamento para a sua ação. O seu objeto de reflexão norteia a via e a prática histórica humana. Sua importância se pauta no processo de transformação que nos leva a liberdade, pensamentos e ações diferenciados.
Por ser uma ciência de investigação critica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem, a filosofia tem algumas características que devemos saber para compreendermos o mundo complexo e fascinante dessa ciência. Essas características se pautam da tendência racional; submissão dos problemas a análise; o pensamento é a fonte do conhecimento; não aceitar as noções pré-concebidas e descobrir as semelhanças e dessemelhanças