Implantação da manutenção básica nos
EQUIPAMENTOS – MELHORIA DA PRODUTIVIDADE DAS EQUIPES DE MANUTENÇÃO E AUMENTO DA DISPONIBILIDADE OPERACIONAL
Alexandre José Cícero Athayde 1
José Pascoal de Araujo 2
Resumo
As intervenções com prioridades de Urgência e Emergência estavam afetando o índice de indisponibilidade da planta, consequentemente perdas de produção, além de afetar o cumprimento da programação e dos planos de preventiva. Foram desenvolvidos levantamentos das falhas ocorridas nos anos anteriores com objetivo de verificar as causas básicas e planejar ações para reverter à situação.
As intervenções de Urgência e Emergência estavam afetando o índice de cumprimento dos planos de preventivas de todas as especialidades, principalmente mecânica, que era responsável por 50% do total das intervenções.
Sabe-se que os equipamentos geralmente falham por dois motivos: quando ele perde inesperadamente as funções especificadas dos elementos ou quando operacionalmente o equipamento torna-se imperfeito.
Foram levantados as especialidades e equipamentos que geraram perdas de produção e implantado a manutenção básica para os equipamentos da especialidade mecânica. Os resultados alcançados demonstram ganhos técnicos gerenciais relevantes, aumentando o MTBF dos equipamentos classe “A” e “B” e a disponibilidade da planta.
(1) Alexandre José Cícero Athayde , não sócio, Técnico em Mecânica
Empresa: ABB- Asea Brown Boveri Ltda, Técnico em Mecânica Sr.
(2) José Pascoal de Araújo, não sócio, Engenheiro Eletricista
Empresa: ABB- Asea Brown Boveri Ltda, Coordenador de Manutenção
1. INTRODUÇÃO
A Policarbonatos do Brasil é o maior produtor de policarbonatos da América Latina. É responsável por diversos segmentos de polímeros utilizados no comércio alimentício