Paper
RESUMO
A Arte é a forma de expressar as emoções do homem. Foi uma das primeiras formas de comunicação. Vivemos em um país muito rico em sua cultura, por isso proporciona ao professor um vasto leque para trabalhar com o aluno. Portanto o Ensino da Arte deve levar em consideração e favorecer a criatividade e a expressão, a análise, a observação, instigando a criatividade do aluno. Através do movimento Arte e Educação que houve o reconhecimento da disciplina de Arte.
Palavras-chave: Arte. Aluno. Professor.
1 INTRODUÇÃO
Por meio do presente trabalho, pesquisarei a literatura brasileira, especializada sobre Arte/Educação na qual observarei a importância de Arte como matéria obrigatória nas escolas brasileiras.
O desenvolvimento da criatividade é um dos objetivos mais importantes na disciplina de Arte. E a capacidade de ajudar o aluno a compreender a realidade.
Apesar dos diferentes olhares desse campo do conhecimento, o enfoque desta pesquisa está relacionada ao campo do ensino da Arte na educação escolar.
2 DESENVOLVIMENTO
A Arte é essencial no trabalho educativo, é através dela que se pode estimular a inteligência e contribuir na formação da personalidade do indivíduo, na formação do gesto, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas. Ela pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outros.
Conforme Fischer (1981, p. 57), “a arte capacita o homem para compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la como a transformá-la, aumentando-lhe a determinação de torná-la mais humana e mais hospitaleira para a humanidade”.
É na escola que ocorre o primeiro espaço formal onde há o desenvolvimento de cidadãos. A educação em Arte permite a construção de um aluno investigativo, criativo, observador.
No entanto apesar da sua grande importância no contexto histórico, a Arte