Filosofia
Filosofia da antiguidade – Pré socrático- Sócrates
A filosofia para se “decifrar” a sociedade e o mundo em que se vive. E as principais características da filosofia.
A filosofia é a desbanalização do banal do mundo. É a busca pelo conhecimento ultimo e primordial a sabedoria total.
Nada escapa à investigação filosófica. A amplitude de sue objeto de estudo é tão vasta, que foge a compreensão de muitas pessoas, que chegam a pensar ser a filosofia uma atividade inútil. Além disso, seu significado também é muito distorcido no conhecimento popular, que muitas vezes a reduz a qualquer conjunto simplório de idéias especificarem as filosofias de vida ou basicamente a um exercício poético.
Entretanto como sendo praticamente o ponto de partida de toso o conhecimento humano organizado, a filosofia estudou tudo o que pode estimulando e produzindo os mais vastos campos do saber, mais diferente da Ciência, a filosofia não é empírica, ou seja, não faz experiência. Mesmo porque geralmente seus objetos de estudo não são acessíveis ao empirismo. A razão e a Instituição são os principais ferramentas da filosofia, que tem como fundamento a contemplação, o deslumbramento pela realidade, a vontade de conhecer, e como método primordial a religiosidade do raciocínio, para atingir a estruturação do pensamento e a organização do saber.
É impossível ao homem negar o valor e a importância da filosofia ou pensar humano. Na verdade todos nós filosofamos ao defender nossas idéias. Os filósofos convivem conosco, estão presente em nosso dia-a-dia e nas mais diversas forma, desde um pensamento até mesmo na materialização deste. A civilização da maquina em que vivemos é nada mais que o fruto de pensamento filosófico posto em pratica. E como o pensamento, filosofia influencia o mundo, e não podemos influenciar, hoje vista o fardo de sermos seres racionais, cognitivos e portadores da capacidade de captar e criar pensamentos, teorias, somos