Visão do sistema de atualização de investimentos com a nova legislação contábil
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
VISÃO DO SISTEMA DE ATUALIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS COM A NOVA LEGISLAÇÃO CONTÁBIL
(Estudo de Caso)
Equipe:
Bruna Ramos
Daiane Cristine Freire
Joclécia Pereira de Menezes
Renata Priscila França
Docente: Aldemar de Araujo Santos
RECIFE
2010
1. INTRODUÇÃO Conforme as modificações ocorridas no âmbito contábil, com a internacionalização das normas, tem-se observados as necessidades de atualizações de todas as esferas que envolvem o meio contábil. Torna-se cada vez mais evidente que estudos na área devem ser constantes, o que já é demonstrado nas Normas Contábeis que cita a educação continuada para os contabilistas.
Sendo observadas tais necessidades de se manter atualizados estudos que envolvem a esfera contábil – no âmbito nacional e internacional, foi elaborada uma atualização do estudo de caso - Visão do Sistema de Atualização de Investimentos, tendo em vista que o mesmo que o mesmo foi realizado em 1997. Como do ano de sua elaboração até os dias atuais, ocorreu várias modificações legislativas na Contabilidade, foi realizado um estudo onde foi dada ênfase, para se observar como a nova Legislação - Lei 11.638/2007, Lei 11.941/2009 e Pronunciamentos Contábeis, podem afetar o Sistema de Informação de Atualização de Investimentos.
Considerada a necessidade da apresentação de uma realidade válida perante terceiros, resguardando direitos, evitando a dissimulação e a fraude. Os critérios de avaliação utilizados são: Pelo seu valor justo, Pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão e o Método da Equivalência Patrimonial.
A nova legislação considera o valor patrimonial como um complexo de elementos que contribuem para a formação do mesmo, mas, defendeu a unicidade de expressão; um todo se compõe de partes, mas só se define pelo que expressa como conjunto delas; isso equivale a