Princípios e balanço
Para assegurar a qualidade das informações contábeis é necessário observar os conceitos básicos expressos nos Princípios da Contabilidade. São eles:
. princípio da entidade; . princípio da competência; . princípio da prudência; . princípio da continuidade; . princípio do registro pelo valor original; . princípio da oportunidade; . princípio da atualização monetária.
1.1 Princípio da entidade
O principio da entidade reconhece o patrimônio como o objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos, segundo esse princípio, o patrimônio da empresa (entidade) não se confunde com os dos seus sócios ou proprietários, assim a contabilidade da empresa registra somente os fatos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa, e não os relacionados com o patrimônio de seus sócios.
1.2 Princípio da competência Consiste no fato de que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado da empresa do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionam, independentemente de recebimento ou pagamento.
. Uma receita é considerada realizada no momento em que os bens ou serviços são fornecidos pela empresa a seu cliente, independente de seu recebimento, pela empresa, do valor correspondente à venda;
. Uma despesa é considerada incorrida no momento em que ocorra o consumo de bens ou a utilização de serviços, independentes do pagamento, pela empresa, do valor devido.
1.2.1 Recebimento antecipados
O valor recebido não será considerado receita (ou seja, não será contabilizada como tal) até que ocorra a entrega da mercadoria. Será tido como mero adiantamento de clientes e assim contabilizado.