Economia brasileira
Destrinchar os segredos de um Balanço não é nenhum bicho de sete cabeças. Com 35 questões, cujas respostas você agora vai conhecer, Ter acesso aos mistérios da contabilidade será muito mais fácil.
A partir daqui você vai poder desenvolver conhecimentos mais amplos sobre análise de Balanços, ponto fundamental para que investidores, administradores e demais usuários identifiquem a situação financeira de uma empresa, sua liquidez, sua rentabilidade e suas tendências.
1. O que é Balanço?
O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis preparadas pelas empresas e demais organizações. Mostra a posição numa determinada data, normalmente 31 de dezembro, como se fosse uma fotografia. Está dividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
2. O que é Ativo?
É a parte do Balanço que demonstra onde foram aplicados os recursos da empresa. O Ativo está representado pelos bens e direitos. Inclui, por exemplo, o dinheiro em caixa e em bancos, estoques de mercadorias, equipamentos, imóveis, duplicatas a receber, entre outros.
3. O que é Passivo?
São recursos de terceiros colocados na empresa através de obrigações ou dívidas. É tudo aquilo que ela deve na data do balanço.
4. O que é Patrimônio Líquido?
É a outra parte dos recursos da empresa chamados de próprios, porque pertencem verdadeiramente aos donos. É a diferença entre o Ativo e o Passivo. Uma empresa pode ter muitos bens, mas se ela tiver muitas dívidas também, o patrimônio dos donos poderá ser nulo ou até negativo.
5. Quais são as demais Demonstrações Contábeis de uma empresa, além do Balanço Patrimonial?
Demonstração do Resultado do Exercício.
Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Demonstração dos Fluxos de Caixa.
Demonstração do valor adicionado (apenas para as Cias. Abertas).
Notas Explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis. 6. Qual é o conjunto de informações que uma empresa deve divulgar para fazer a sua