Ideias sobre ensino tecnico
Precisa-se aumentar o numero de professores, o salário deste e o ambiente educacional. As aulas devem ser mais dinâmicas e os professores entusiasmados. O governo precisa investir na formação de professores, e por sua vez aumentar a quantidade de escolas técnicas assim como a carga horária. A formação com um toque de realidade também é atrativo, uma aula técnica com experiências reais chama a atenção e atrai novos alunos.
Deve haver motivação em todos os colaboradores da instituição de ensino, alimentos saborosos e ou lanches na parte da tarde, uniformes bonitos, e bônus para que o aluno tenha a capacidade e vontade em aprender. Os materiais decorados e de qualidade motivam e estimulam a vontade de estudar.
De acordo com o mais recente censo escolar do MEC, de 2006, o Brasil tem 727 escolas técnicas mantidas por governos estaduais. Em alguns Estados, chama a atenção, a distância entre o desempenho dos alunos das redes públicas técnica e regular.
Ensino técnico, de quem é a culpa?
Emprego há em abundância, falta mão de obra qualificada para os cargos disponibilizados. No mundo globalizado em que vivemos ainda há muitas famílias as quais sofrem diretamente com o desemprego acarretado pela falta de conteúdos intelectuais, estes adquiridos em boas escolas com ensino de qualidade. Boa parte das vagas em aberto são para cargos técnicos, sendo assim é de suma importância o alto nível na educação técnica, alem do mais a maioria das empresas precisam de profissionais capazes de exercer funções mais ríspidas aquelas, portanto que utiliza muita agilidade, percepção rápida e eficiente ou seja, precisam de técnicos.
A educação no ensino fundamental e médio não é suficiente para o ingresso em uma escola técnica. As experiências sólidas e reproduzíveis de educação básica para o trabalho no ensino médio são raras. A culpa? Acredito que a principal é do governo, que por obrigação deve proporcionar satisfação a comunidade, depois vem a índole das