Capitulo 13 livro teoria da contabilidade
A lei das sociedades por ações – 6.404/76 – determinou os grupos de contas do balanço patrimonial e o conteúdo de cada grupo. A lei 11.638/07 alterou algumas contas dessa demonstração. Após descrever a atual estrutura do balanço patrimonial nos moldes da lei das S.A. atual, compare com a estrutura da lei 6.404/76 e a estrutura anterior a 1976, ou seja, o decreto-lei 2.627 de 1940.
Primeiramente, a ordem dos grupos foi alterada, existindo no ativo somente “Ativo Circulante, Não Circulante, Imobilizado e Intangível”, e o passivo somente “Passivo circulante, Não Circulante e Patrimônio Líquido”.
Algumas alterações foram feitas como a extinção do Ativo Diferido que as empresa não poderão mais usar, lembrando que as empresas que tinham valores registrados nessa conta poderão com o passar do tempo baixar os valores até a zero, sempre colocando em nota explicativa a atual situação da conta e o tempo estimado para a liquidação da conta.
2. Questionário – sala de aula ou Homework
1.Faça uma comparação entre a estrutura européia do balanço patrimonial e a estrutura americana.
As principais distinções é que as escolas norte-americanas são pragmáticas, e as européias são científicas.
Para escola norte-americana a contabilidade é algo útil na tomada decisões, atender aos usuários sempre foi o grande objetivo, não havia uma preocupação em querer provar que a contabilidade era uma ciência, mas sua preocupação era com a contabilidade gerencial, sendo assim a escola norte-americana sempre foi mais prática, agindo com eficácia para com os usuários da contabilidade.
Para a escola européia a contabilidade era uma ciência sendo assim eles se preocupavam mais com a teoria de com a utilidade pratica das coisas, eles eram acreditavam serem o dono da verdade.
Após essa comparação podemos perceber que a estrutura do balanço patrimonial para a norte-americana é algo muito mais prático para os usuários internos e externos, já para a escola