teoria da contabilidade
Relatório contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade. Ele objetiva relatar ás pessoas que utilizam os dados contábeis os princípios fatos registrados por aquele setor em determinado período. Também conhecidos como informes contábeis, distinguem-se em obrigatórios e não obrigatórios.
Obrigatórios: são aqueles exigidos por Lei, sendo conhecidos como Demonstrações Financeiras, são exigidas na totalidade para as Sociedades Anônimas S.A. e parcialmente a outros tipos societários, por meio do Imposto de Renda;
Não Obrigatórios: evidentemente, é aqueles não exigidos por Lei, o que não significa que sejam menos importante.
RELATÓRIOS CONTÁBEIS – OBRIGATÓRIOS
LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS S.A.
Lei das Sociedades por Ações estabelece que, ao fim de cada exercício social (ano) a diretoria fará elaborar, com base na escrituração contábil, as seguintes demonstrações financeiras (ou contábeis) para as S.A:
Balanço Patrimonial;
Demonstração do Resultado do Exercício;
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
Demonstrações dos fluxos de Caixa
Demonstração, do Valor adicionado.
Tais Demonstrações devem ser publicadas em dois jornais: no diário oficial e num jornal de grande circulação.
As S.A.’s de Capital Aberto (que negociam ações na Bolsa de Valores) estão obrigadas à elaboração e publicação das Demonstrações do Valor Adicionado.
RELATÓRIOS CONTÁBEIS – OBRIGATÓRIOS
SOCIEDADES LIMITADAS LTDA.
Pela Legislação do IR (no que tange relatórios contábeis), as sociedades por quotas de responsabilidade limitada, deverão seguir parte dos dispositivos da Lei de Sociedade por Ações. Embora não seja necessária a publicação das DF’s, as “limitadas” deverão estruturar suas demonstrações nos moldes da Lei das Sociedades por Ações, para melhor atender as exigências do IR.
Se for uma Limitada de grande porte (Ativo superior a R$ 240 milhões e Receita Bruta superior a R$ 300 milhões)