praticas de ensino
Leia com atenção o fragmento a seguir , retirado do capitulo de estudos;
Apesar do declinio e da dispersão de sua população, os povos Maias não desaparecem totalmente da história e sua diversidade étnica e linguística sobrevive até hoje. A conquista espanhola dizimou boa parte da população Maia existente, mas sobreviveram e conseguiram resistir ao dominio colonial espalhando-se pela região, criando novas formas de manter viva sua cultura e suas tradições. (Borges, 2010, p. 28)
A partir das leituras realizadas na quinzena, aponte duas caracteristicas (politica, econômica, ou sócio-cultural) que tornaram os Maias uma civilizações mais desenvolvidas da Mesoamérica
“O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam”
(LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 15. ed. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Ed, 2002.)
A Historiografia tradicional, no entanto, costuma negligenciar o estudo das culturas primitivas. Esses historiadores alegam que essas sociedades não podem ser estudadas de forma satisfatória por serem ágrafas.
Mas, afinal, o que quer dizer a expressão "ágrafo"? O que vem a ser, precisamente, essa sociedade ágrafa e qual a real possibilidade de estudo apresentada por essas comunidades?
QUESTÃO 01
Sobre as sociedades andinas pré-incaicas, associe corretamente a civilização (primeira coluna) com suas caraterísticas (segunda coluna):
(1) Mochicas
(2) Chimu
(3) Nasca
(4) Huari-Tiahuanaco
(5) Chavin Esta civilização foi um grande centro religioso, como forma de exercer seu domínio e estender seu estilo cultural para outras regiões. Se tornou um importante centro de peregrinação para os povos andinos. Com a expansão desse império se difundiu conceitos de urbanismo, de administração e de governo, nos quais talvez mais tarde se inspirou o Império