projeto de pesquisa
1 INTRODUÇÃO 4
2 formulação do objetivo geral e especifico 7
3 justificativa 8
4 Revisão bibliográfica 9
5 Cronograma da pesquisa 11
6 Referências 12
1 INTRODUÇÃO O tráfico de pessoas é uma questão complexa que não tem uma causa única. Ele é fruto de uma série de fatores que se relacionam às oportunidades de trabalho, aos fluxos migratórios, à busca por melhores condições de vida, à discriminação e às desigualdades sociais, de gênero, de classe e racial. É uma questão que coloca grandes desafios relacionados ao controle e fiscalização dos fluxos migratórios, à atuação da justiça, ao atendimento das vítimas e à prevenção.
O enfrentamento ao tráfico de pessoas demanda, portanto, uma ampla articulação entre os órgãos estatais, organizações da sociedade civil e a comunidade brasileira.
De acordo com o I Diagnóstico sobre o Tráfico de Seres Humanos ¹, as mulheres, sobretudo as jovens, são as maiores vítimas no Brasil. Essas mulheres (e meninas) procuram em outras cidades e, muitas vezes, fora do Brasil, um lugar em que possam resgatar a cidadania perdida na realidade social excludente que vivenciam em seu país ou onde possam ter acesso a bens e a uma situação econômica melhor. Essas mulheres buscam, portanto, a realização do sonho de uma vida melhor.
Segundo essa mesma pesquisa, o tráfico de pessoas pressupõe a naturalização de desigualdades e violações dos direitos humanos, sobretudo das mulheres. Ou seja, o tráfico de pessoas reduz a “humanidade do outro”, transforma vítimas em não humanos, não detentores de direitos e não iguais.
1 BRASIL, Secretaria Nacional de Justiça. I Diagnóstico sobre o Tráfico de Seres Humanos: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará. Brasília:
Ministério da Justiça, 2004.
2. delimitações e formulação do problema
Um dos maiores desafios para o