Praticas Comerciais
Consumidor
Michel Fernandes Nº9 Turma:1A Ano:8º
1ºSeja consciente e cortês:
• Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir à padaria. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos. Pare de formar impressões antecipadas e distorcidas dos clientes. O tratamento “senhor” ou “senhora” deve ser dirigido mesmo a jovens, a não ser que o cliente o autorize a chamá-lo por “você”.
2ºDê as boas vindas:
• Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contacto com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome, procurando pronunciá-lo correctamente.
3º Atenda de imediato:
• Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por dois minutos, e depois são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguarda com mais calma.
• Exemplo: uma cliente aguarda o atendimento do caixa, enquanto este está procurando o bloco de notas para usálo. Neste caso, é bem mais simpático que o caixa olhe para a pessoa e diga: “um momentinho, já vou atendê-la”, em vez de nada dizer. Assim, ela fica ciente de que já foi visto e não se sente rejeitado.
4º Demonstre boa vontade:
• Mesmo fora de seu sector, cumprimente a todos.
Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao sector de actuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado. 5º Dispense muita atenção ao cliente: • Faça com que ele se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa.
Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.
6º Aja com rapidez:
• O tempo é um