Politica comercial na pratica
CURSO: COMÉRCIO EXTERIOR / DISCIPLINA: ECONOMIA INTERNACIONAL
LISTA DE EXERCÍCIOS I
1. EXPLIQUE OS FATORES QUE JUSTIFICAM E MOTIVAM O COMÉRCIO EXTERIOR. EXPLIQUE TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL.
OS DIFERENTES ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO QUE OS PAÍSES SE ENCONTRAM, A DESIGUALDADE DE CLIMA E SOLO BEM COMO DA DOTAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DA DISPONIBILIDADE DE CAPITAL E TRABALHO JUSTIFICAM E MOTIVAM O COMÉRCIO EXTERIOR. SUA IMPORTÂNCIA SE DA PELA POSSIBILIDADE DE VENDER OS EXCEDENTES DE PRODUÇÃO, AUMENTAR A CAPACIDADE PRODUTIVA DO PAÍS, OBTER ECONOMIA DE ESCALA, E COMPRAR PRODUTOS DE MELHOR QUALIDADE OU QUE O PAÍS NÃO TENHA CAPACIDADE TECNOLÓGICA DE PRODUZIR.
2. CARACTERIZE LIBERALISMO E PROTECIONISMO ECONÔMICO IDENTIFICANDO ARGUMENTOS PRÓ E CONTRA O LIBERALISMO ECONÔMICO E O PROTECIONISMO.
O LIBERALISMO É CARACTERIZADO PELO: 1) MERCADO LIVRE 2) LIVRE CONCORRÊNCIA 3) INICIATIVA INDIVIDUAL 4) DESREGULAMENTAÇÃO 5) DIVISÃO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL O LUCRO. SEUS ARGUMENTOS A FAVOR SÃO QUE HÁ UMA MELHOR UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E ECONOMIAS DE ESCALA NA PRODUÇÃO O QUE SÓ GERA BENEFÍCIOS A POPULAÇÃO. SEUS ARGUMENTOS CONTRA SÃO A FORMAÇÃO DE CARTÉIS, OLIGOPÓLIOS E DUMPING, CONFLITO DE INTERESSES (ENTRE EMPRESAS E GOVERNO) E COLONIALISMO.
O PROTECIONISMO SE CARACTERIZA NA DEFESA DO PAÍS AO CRIAR BARREIRAS ALFANDEGÁRIAS E NÃO ALFANDEGÁRIAS QUE IMPEDEM A ENTRADA DE PRODUTOS COMO FORMA DE SANEAR O BALANÇO DE PAGAMENTOS.
3. IDENTIFIQUE OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO MODELO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES E DO MODELO EXPORTADOR.
1) MODELO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES – ASPECTOS POSITIVOS: O PRODUTO TEM MERCADO NACIONAL CATIVO, O QUE É BOM PARA OS EMPRESÁRIOS / A PRODUÇÃO LOCAL GERA EMPREGOS / A NOVA PRODUÇÃO AUMENTA A ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS / FORÇA PRODUTORES ESTRANGEIROS